quarta-feira, 24 de junho de 2015

Diário de uma perseguição #2

A depressão não se manifesta apenas interiormente. Há os sintomas, internos, pesados e inimagináveis, mas esses não os vemos ao espelho. São os piores é verdade, os mais difíceis de cuidar e tratar. Mas existem também os sinais externos, as mudanças que assistimos e que nos dão dicas que algo não está bem, mesmo quando não queremos ver.
Quando ela me bateu à porta, eu estava num estado emocional muito particular, logo os sinais exteriores foram os que me indicaram que, possivelmente, havia mais do que eu já sabia. Além de eu recusar vê-los.  
É bom referir que o nosso corpo reage quando algo não está bem, e o meu reagiu muito. 

Queda de cabelo. Eu tenho dermatite seborreica (que falarei noutra ocasião) por isso, queda de cabelo é algo a que estou habituada, mas nesta altura foi algo assustador. A quantidade de cabelo que caiu deixou-me com peladas no couro cabeludo, que nenhum shampoo ou ampola conseguiu tratar.

Queda de pestanas. Sim, as minhas pestanas caíram, ficando com falhas enormes, tanto superior como inferiormente. Neste tempo deixei completamente de utilizar maquilhagem, uma vez que era uma tortura retirá-la e ver as pestanas a virem junto. 

Unhas quebradiças e baças. Sempre tive unhas fortes e compridas. Eram daquelas unhas que toda a gente cobiçava. No momento em que interiormente quebrei, as unhas quebraram junto. Até à pouco tempo não conseguia que crescessem muito, pois ficaram bastante fracas e com algumas falhas no crescimento natural.

Caroços no pescoço. Isto foi assustador. No lado direito do meu pescoço, desenvolveram-se imensos caroços. Com vários diâmetros e disposições. Eram tantos que usar colares mais pesados ou uma gola mais apertada interferia e criava mau estar. Felizmente, não passou de um susto, uma vez que os exames comprovaram que não era nada grave.

Perda de peso. Eu não deixei de comer, aliás, naquele período era a única coisa que conseguia fazer normalmente, mas perdi peso. O suficiente para a roupa ficar larga e as pessoas notarem. Perder peso sem razão aparente nunca é bom sinal, mas nós mulheres, tendemos a desprezar este sinal porque nos agrada perder aqueles 2/3 kg, no entanto é bastante importante. O nosso corpo reage ao choque interno e envia-nos sinais. Se os virmos a tempo, imensas doenças podem ser previamente tratadas, como é o caso da depressão. 

Acne. Não tinha borbulhinhas na cara desde a adolescência. Neste período, lá apareceram de novo. Pequenas, feias e inconvenientes. Quer dizer, tudo o que eu não precisava neste período era sentir-me, para além de tudo, feia, mas elas não perdoaram. 


Todos estes sintomas apareceram, eu podia vê-los e mesmo assim, nos primeiros tempos não lhes liguei. Apenas quando o sufoco era tão grande pedi ajuda. Ao contrario da doença que originou a depressão, com esta agi tarde porque me recusei a olhar. Não quer dizer que não tivesse depressão na mesma, ela já lá estava, mas quanto mais cedo olharmos para nós e assumirmos que algo não está bem, independentemente do que seja, mais fácil é conseguirmos a resolução. 
A depressão existe. Não é moda, não é desculpa. É algo que nos colhe aos pouquinhos, mas que felizmente, também pode ser colhida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário