terça-feira, 7 de junho de 2016

Livro da semana, Noites Brancas, Fiódor Dostoiévski



"Como personagem central se tem o Sonhador, que em uma das noites brancas da capital São Petersburgo apaixona-se por Nástienka. Nesta obra, diferentemente de outras, em que a preocupação social é a directriz para o enredo, desta vez encontramos um Dostoiévski romântico, lúdico. O personagem principal, que ao contrário das versões teatrais e cinematográficas, não tem nome, vaga errante pela "noite branca" de São Petersburgo."Noite branca" refere-se a um fenómeno comum na Europa em que, mesmo com o Sol se pondo ele permanece um pouco pouco. abaixo da linha do horizonte,deixando a noite clara, causando uma atmosfera onírica. Um encontro casual muda completamente a vida do até então solitário protagonista: conhece a ingênua e também sonhadora Nástienka, que aos prantos, espera aquele a quem um ano antes tivera prometido o seu amor."



Já vos contei qual é o meu livro favorito no mundo, mas hoje venho-vos falar do livro que competiu para o lugar e, por vezes, ainda me faz vacilar de tão bom. 

Por volta dos meus 15 anos comecei a ler autores russos e apaixonei-me pela escrita de  Dostoiévski e Pushkin
Mas foi Dostoiévki que fez o meu coração bater mais forte quando li Noites Brancas.
Noites Brancas é um romance de sonhos e luta. É terno, doce e inspirador. 
Fala de eternização de momentos, de como a nossa vida pode mudar rapidamente. 
A obra retrata a luta pelo amor e sonhos, como a humanidade é levada na procura incessante da felicidade.

É um livro maravilhoso. Recomendo muito a sua leitura. 




12 comentários:

  1. Não li, mas um dia destes tenciono fazê-lo!

    ResponderExcluir
  2. (Ainda bem que confio no que tu nos escreves. Fui ao site da Wook e o livro tem a foto da Margarida Rebelo Pinto, chapada à frente, com um comentário. Não suporto a senhora.)

    ResponderExcluir
  3. Até me estou a sentir mal por nunca ter lido, vou tratar disso!

    ResponderExcluir
  4. Passam-me livros do autor pelas mãos praticamente todos os dias, mas nunca tive oportunidade de ler. (Aparecem sempre outro livros ehehe)
    Mas vai, com certeza, ficar na minha lista de leituras! 😃

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas parece super interessante.

    Vânia Nunes
    http://avanianunes.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela recomendação, fiquei curiosa em ler. Tenho é de arranjar mais tempo para a leitura...adoro mas ando sempre a mil..:(
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Fiquei cheia de vontade de ler! Acho que vou passar na feira do livro hoje e sou bem capaz de procurar este livro (:
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum autor russo, até porque sou uma rapariga que gosta muito mais de livros de mistério e policiais. Mas de certeza que a minha mãe vai adorar este livro! Beijinho,
    NOVA PUBLICAÇÃO // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderExcluir
  9. Pela descrição entusiasmada fiquei com vontade de o ler também :)

    ResponderExcluir