sexta-feira, 22 de julho de 2016

Quando viajo...

Viajar faz bem à alma, já sabemos. 
Tenho a felicidade de já ter feito viagens muito interessantes mas ainda tenho muito mundo para descobrir. 
Nos últimos anos não consegui, devido a algumas situações menos boas, viajar para fora do país. Espero que para o ano esta situação volte ao normal pois tenho muitos destinos em espera.

Mas o que quero falar hoje não são dos destinos, mas sim de quatro actividades que realizo em todos os países que visito. 
São actividades quotidianas, mas que nos mostram como vivem as pessoas e se há algo que gosto de presenciar e analisar é o dia comum. Descobrimos hábitos e manias interessantíssimos. 

Presenciar uma missa.
Não, não tenho religião. Mas o culto da missa, seja qual for a religião é das coisas mais fascinantes que podemos presenciar. Já ouvi missas em várias línguas, vivas e mortas, já presenciei missas de religiões diversas. 
O culto é algo poderoso e observar a forma como as pessoas se envolvem, a forma como a própria cerimónia se desenrola é fascinante. 
Em cada viagem que faça, estando com alguém que conheça o lugar ou não, lá vou eu assistir a pelo menos uma missa. 

Ir a uma "tasca" ou comer comida de rua 
Uma das coisas que mas me cativa quando viajo é a comida. Gosto imenso de experimentar coisas novas sem receios. E qual o melhor sítio para comer senão nos sítios mais típicos. Qual que comer num bom restaurante é óptimo, mas o que eu gosto mesmo é de pesquisar aqueles tesouros espalhados pelas cidades que nos oferecem o melhor que há na gastronomia do pais. E um óptimo sítio para isso é a comida de rua. 

Comer no McDonald's
Não sou uma cliente habitual, actualmente. Mas acho interessante como este restaurante de comida de plástico se consegue adequar a cada país e tornar o seu menu conveniente aos gostos de cada sociedade.

Visitar uma feira ou mercado.
Outra actividade que nos permite explorar as características não só do local mas dos seus a habitantes são os mercados/feiras. Não só os produtos que são vendidos como quem os vende e a forma como o consumidor reage.

Estes sãos os meus pilares para qualquer destino. Não houve um em que não fizesse, tirando o McDonald's, apenas porque alguns dos locais que visitei não o tinham. São pontos onde consigo distinguir pontos em comum e de diferenciação entres os habitantes, o que para mim é uma das razões que gosto tanto de viajar. Desfrutar das diferenças.

E vocês, costumam fazer algo igual em cada viagem?   

10 comentários:

  1. Tenho em comum contigo as tasquinhas :)

    ResponderExcluir
  2. Nunca me lembrei de fazer nada do género mas adorei a ideia :P

    ResponderExcluir
  3. Tasquinhas e mercados de rua sem duvida alguma :) beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Achei piada a estes pontos que abordaste! :) Tentarei lembrar-me deles quando viajar! ^^

    ResponderExcluir
  5. Gostei imenso das tuas ideias, por norma nos meus planos só estão as feiras/mercados e as comidas de rua :)

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderExcluir
  6. achei super interessante as coisas que fazes sempre em cada país!

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de ir a mercados mas sobretudo de visitar os supermercados e ver os produtos que se vendem por lá :)

    ResponderExcluir
  8. Para mim, o mais importante a fazer numa viagem é andar muito pelas ruas. Passear muito, dentro e fora das zonas mais turísticas, porque acho que é assim que se sente melhor a "vibe" daquele sítio. Não gosto nada de andar a correr de monumento em monumento.

    ResponderExcluir
  9. Pensava que era só eu que gostava de ir ao McDonalds ver as diferenças em viagens :P
    Para mim, conhecer a comida é das coisas mais importantes! A única coisa que não costumo fazer são as missas, mas talvez pense nisso na próxima viagem :)

    ResponderExcluir